Especialização em Educação Matemática

Há certo tempo, a comunidade científica matemática brasileira confirma a necessidade inadiável de crescimento no Brasil de recursos humanos qualificados em Matemática. Vide, por exemplo, o documento elaborado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e pela Sociedade Brasileira de Matemática, intitulado “Panorama dos Recursos Humanos em Matemática no Brasil: Premência de Crescer”, que contou com a colaboração de matemáticos ilustres como Jacob Palis (IMPA), João Lucas Barbosa (UFC), Aron Simis (UFPE), entre outros.

Professores e pesquisadores em Educação Matemática são unânimes em afirmar que o ensino da Matemática passa por uma profunda crise, cujas raízes não estão apenas na falta de estruturas nas escolas, nos baixos salários dos professores ou na falta de uma política séria para a educação. Uma formação de qualidade dos profissionais que lidam com a Matemática é um fator fundamental.

Como mais um passo para a melhoria da formação dos professores de Matemática, o núcleo temático passou a oferecer um curso de pós-graduação lato-sensu em Educação Matemática, recomendado pela CAPES, tendo como objetivos:

- aprimorar e atualizar conteúdos específicos da Matemática;

- iniciar o discente-professor à pesquisa em Educação Matemática;

- melhor qualificar os egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UEFS;

- promover o contato do discente-professor com tópicos de ponta da matemática;

- dar embasamento aos recém-graduados para uma pós-graduação stricto-sensu.

Em relação à Instituição e área de conhecimento, o Curso de Especialização em Educação Matemática foi o primeiro na área de Matemática a ser implantado na UEFS, e vem consolidar um dos propósitos do NEMOC de qualificação, em nível de pós-graduação, dos profissionais da área. De 1998 até 2011 o curso ofereceu 9 turmas e formou 70 especialistas.

Desde a sua criação, o Curso de Especialização em Educação Matemática sempre foi coordenado pelo prof. Dr. Carloman Carlos Borges.


 
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