Prof. Carloman Carlos Borges

Prof. Carloman

Carloman Carlos Borges foi ex-professor da Universidade Federal da Bahia - UFBA, da Universidade Católica do Salvador - UCSal (Escola de Engenharia, da qual foi fundador) e aposentado da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (da qual também foi um dos fundadores). Fez Mestrado e Doutorado em Matemática na Universite de Montpellier II, França, sendo orientado por Artibano Micali, eminente algebrista que foi orientado por Pierre Samuel, membro do grupo Bourbaki. Além de ter sido o primeiro Doutor em Matemática da UEFS, foi o primeiro coordenador da Área de Matemática.

Em 1986, fundou o NEMOC e foi responsável por mais de 150 artigos publicados pelo Folhetim de Educação Matemática. O professor Carloman criou o primeiro curso de Especialização em Educação Matemática da Bahia, contribuindo de forma significativa para a formação continuada de professores da Região de Feira de Santana há mais de 10 anos.

Além disso, o renomado professor foi um dos maiores incentivadores para que estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UEFS ingressassem em programas de mestrado e doutorado nos melhores centros do país e do mundo. Não é por acaso que temos diversos egressos que atualmente são mestres e doutores em Matemática pela UFPE, Unicamp, USP, Universidade de Torino – Itália, EUA, etc.

Para conhecer um pouco mais sobre a história desse ilustre professor, recomendamos:






Recomendar esta página via e-mail: