19/10/2022 09:10

Mais de 2 mil estudantes visitaram o LAMULI na Feira de Graduação

NEMOC

Os Programas de Extensão Laboratório Multidisciplinar das Licenciaturas (LAMULI/DEDU) e Carloman Carlos Borges (DEXA), a Área de Educação Matemática do DEXA e estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEFS participaram de forma integrada da 6ª Feira de Graduação da UEFS. Mais de 2000 estudantes de cerca de 30 escolas da Educação Básica de Feira de Santana e região visitaram os estandes montados no espaço físico que compreendeu o LAMULI, a Sala 1 e o hall térreo do Prédio da Pós-Graduação em Educação, Letras e Artes. O público pôde viver experiências diferenciadas que despertaram a curiosidade matemática dos visitantes, a exemplo dos estandes sobre caleidoscópios e demonstrações matemáticas, além de vídeos com diversos conteúdos matemáticos produzidos a partir da adaptação de histórias infanto-juvenis. Uma das produções, a obra "A Maldição do Cubo: Você consegue descobrir qual é?" foi apresentada em um livro ilustrado em tamanho gigante com as personagens principais em 3D. Os visitantes puderam se divertir com o jogo da Trilha Matemática e outros jogos físicos e virtuais.

Os licenciandos do curso puderam vivenciar e refletir sobre as dificuldades de ensino de demonstrações matemáticas para deficientes visuais e os visitantes puderam ter uma experiência de percepção tátil que tratava de congruência e proporcionalidade de segmentos determinados por um feixe de planos paralelos. Houve também a exposição de sólidos geométricos na qual os visitantes puderam manipular a régua das frações realizando tarefas propostas.

O público apreciou a montagem do cubo mágico que contou com as ilustres participações de egressos do curso e de seus alunos da Educação Básica, membros do Clube do Cubo Mágico da Colégio Estadual Juiz Jorge Farias Góes. A presença de egressos visitando a exposição com as suas turmas de alunos e reencontrando ex-professores encheu de muito orgulho os docentes do Curso de Licenciatura em Matemática presentes no LAMULI.

Além de todas essas atividades, os visitantes puderam conhecer a Estante Solidária, localizada no hall que dá acesso ao LAMULI e que funciona como local de doação e troca de materiais diversos de leitura. Durante a Feira de Graduação, foram disponibilizados diferentes materiais como livros, revistas, provas, apostilas, que estavam sendo doados aos visitantes. Há que se destacar o envolvimento dos estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática no planejamento, organização e desenvolvimento das atividades da Feira.

nemoc nemoc