11/10/2022 10:10

Celebração dos 30 anos do Nemoc

nemoc

No último dia 22 de setembro, o Nemoc iniciou o Ciclo de Celebração dos seus 30 anos. As Mestres de Cerimônia e estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, Andrêina Leite e Milena Lino, abriram o evento relatando a iniciativa pioneira do professor Carloman de criar o primeiro núcleo da Uefs, o Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda - Nemoc. Desde a sua fundação, o Nemoc vem desenvolvendo ininterruptas atividades pedagógicas, extensionistas, de pesquisa e pós-graduação voltadas para o ensino e divulgação da Matemática.

A mesa de abertura foi composta pelo Magnífico Reitor professor Evandro do Nascimento, pela Pró-Reitora de Extensão professora Rita Breda, pelo professor Wilson Pereira, primeiro Coordenador do Nemoc, pelo professor Inácio Fadigas, Coordenador do Nemoc de agosto de 1995 até abril de 2022, com exceção de curtos períodos e pelo professor Marcos Grilo, atual Coordenador do Nemoc. Estiveram presentes a funcionária aposentada pelo Nemoc, Josenildes Venas (Nildes), o ex-funcionário do Nemoc, Manoel Aquino, o Coordenador do Colmat, professor Maurício Araújo, além de amigos do professor Carloman, professores, servidores, estudantes e demais integrantes da Comunidade Universitária da Uefs.

O professor Wilson Pereira proferiu a palestra À busca de uma epistemologia do professor: a propósito da construção do número natural”, que marcou a Aula Inaugural do Curso de Aperfeiçoamento para Professores 2022 e da turma de Matemática dos Cursos Complementares do NAPP/Propaae. Ao final da Aula Inaugural, o professor Inácio Fadigas entregou uma placa de homenagem à Nildes, pelos relevantes serviços prestados ao Nemoc e à Uefs.

Em seguida, os presentes se dirigiram ao Nemoc para uma visita à Sala Professor Carloman Borges. Ato contínuo, foi inaugurada no Prédio da Pós-Graduação em Educação, Letras e Artes, a Estante Solidária Prof. Wilson Pereira de Jesus. O objetivo da estante é socializar livros, periódicos, apostilas e outros tipos de materiais didáticos para a Comunidade Universitária. Veja fotos do evento:

nemoc